Para compreender o mundo
julmar, 02.11.20

Este é o décimo sexto livro que leio este ano e, não tenho grandes dúvidas, que será, o meu livro do ano 2020. Não que esteja de acordo com todos os pontos defendidos pelo autor mas porque partilho com ele o essencial: A razão, a ciência e o progresso.
E não há-de ter sido fácil escrever um livro assim. Não apenas pelo seu volume mas por toda a investigação feita, desde a apresentação de fatos, através da recolha e interpretação de dados até à aportação de tantos autores de domínios históricos, filosóficos e científicos. É, de fato, o exercício da razão ao serviço da humanidade.
Faço minha a apreciação de Bill Gates sobe este livro:
“O mundo está a tornar-se melhor apesar de nem sempre o parecer. Sinto-me grato por podermos contar com pensadores brilhantes como Steven Pinker que nos ajudam a apreciar-lo melhor”.
Extrato
A argumentação do Triunfo do iluminismo não é apenas uma questão de refutar falácias e de disseminar dados. Pode ser tomada como uma narrativa arrebatadora, e eu espero que as pessoas dotadas de maior veia artística e capacidade retórica do que eu possam conta-la melhor e dissemina-la ainda mais. A históris do progresso humano é verdadeiramente heroica.É gloriosa. É inspiradora. É mesmo, atrevo-me a dizê-lo, espiritual. É qualquer coisa deste género. (Pg 490)