Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

O valor da desobediência

Avatar do autor julmar, 27.09.18

Image result for o pendulo de Galileu

Galileu Galilei nasceu a 15 de Fevereiro de 1564, em Pisa, Itália. Foi o primogénito de sete filhos de um músico. Contrariando o desejo do pai, largou os estudos de medicina na Universidade de Pisa, para passar a estudar matemática. Como isto não agradou o seu pai, foi obrigado a abandonar a Universidade. Os estudos de matemática e a observação da natureza conduziram-no à desobediência aos mestres que ensinavam a filosofia aristotélica.

Conta-se que o seu interesse por pêndulos surgiu quando assistia a uma missa na Catedral de Pisa, na época em que frequentava a Universidade local em 1588. Em vez de rezar devotamente ou prestar atenção à prédica do pregador, Galileu observou a forma como os candelabros pendurados na Catedral oscilavam e ficou surpreendido pelo facto de candelabros com uma amplitude de oscilação maior parecerem levar o mesmo tempo a percorrer uma determinada distância que candelabros com menor amplitude. Bom, e de uma distração surge a lei da isocronia em que se iria fundar a indústria relojoeira para a contagem exata do tempo, variável fundamental dos estudos da física.
. Desempenhou um papel essencial na Revolução Científica ao contribuir para várias áreas da física e da astronomia, introduzindo o método científico e tentando descrever os fenómenos da física através da linguagem matemática.

Com tudo isto, desobedeceu à autoridade da Igreja e, para salvar a pele, abjurou da nova ciência de que lançara os fundamentos.

Galileu morre no ano de 1642, o mesmo ano em que nasce Isaac Newton que faz o coroamento da Física galilaica.