Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Badameco

As anotações de Júlio Marques.

Badameco

As anotações de Júlio Marques.

O riso, as lágrimas e a morte

Avatar do autor julmar, 20.12.16

A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar

Sou um apreciador do humor de RAP e passo a ter maior consideração por ele depois de ter lido este pequeno livro. No humor como na música ( e em muitas outras áreas) há vários níveis de elaboração e diríamos que o humor ao nível da anedota está para a música pimba, como o humor de RAP está para a música clássica. Do mesmo modo, que há muita gente divertidíssima com a música pimba, há muita gente divertidíssima a ouvir anedotas. Espíritos preguiçosos. 

O humor, de algum modo comunga com a filosofia o trabalho de desconstruir a realidade, de a surpreemder, de a fintar, de a espreitar por ângulos inhabituais ... e de no fim, acabar sempre por se enfrentar e humiliar frente à morte.

«Aquilo a que chamamos humor, ou sentido de humor, é, na verdade, um modo especial de olhar para as coisas e de pensar sobre elas. É raro, não por se tratar de um dom oferecido apenas a alguns eleitos, mas porque aquele modo de olhar e de raciocinar é muito diferente (às vezes, o oposto) do convencional. Este livro procura identificar e discutir algumas características dessa maneira de ver e pensar.»