Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

O Poder da Presença

Avatar do autor julmar, 05.10.21

O Poder da Presença

Um dia, acordei às cinco da manhã e, como não aprecio estar às voltas na cama, acendi a luz e peguei no livro, já em parte avançada, onde a autora, inspirada na obra de William James sobre a expressão das emoções, relatava experiências em que tentava demonstrar que as posturas corporais levam os sujeitos a viver emoções que lhes aumentam ou diminuem o poder. Para mim não é um assunto novo e ficou-me sempre gravada a forma do calculista  Blaise Pascal (acerca da fé e da salvação da alma) que apela ao descrente, na falta das palavras do próprio, o sentido: 'Entra na na igreja, ajoelha e reza. Hoje, amanhã ...sempre e acabarás por crer'. 

Para mim, é bastante evidente que o corpo é o teatro da alma. Quem mo ensinou - para além de algumas leituras, incluída a obra de Descartes, As Paixões da Alma -  foi sobretudo a experiência de andar, de andar todos os dias, manhã cedo. Pelo andar do corpo se vê quem o habita. Por vezes, para mudar o estado mental não é preciso muito. Experimente durante uma hora caminhar de ombros erguidos e queixo levantado dois centímetros acima do habitual. Com esse modo de andar passará a andar não para ser feliz mas porque é feliz. Siga o conselho de Pascal, finja até não ser necessário. Se, até é possível acreditar em Deus, porque há-de ser impossível acreditarmos em nós?

Mas ao menos reconheça sua incapacidade de acreditar, já que a razão te trouxe a isto, e você não consegue acreditar. Esforce-se para convencer a si mesmo, não através de mais provas de Deus, mas pela redução de suas paixões. Você gostaria de ter fé, mas não sabe o caminho; você quer se curar da descrença, e pede um remédio para isto. Aprenda com aqueles que estiveram presos como você, e que agora apostam todas as suas posses. Existem pessoas que sabem o caminho que você vai seguir, e que se curaram de todas as doenças que você ainda será curado. Siga o caminho através do qual começamos; agindo como se acreditasse, recebendo a água benta, assistindo missas, etc. Até mesmo isto vai te fazer acreditar naturalmente, e acabar com sua resistência.
Pascal, Pensées Secão III nota 233, página 40, Tradução por Rafael S. T. Vieira