O meu primeiro dia de aulas
julmar, 06.10.23
(No Carnaval de 74, a turma do 5º ano com os professores, entre elesZé Fernando à frente e eu atrás)
Faz Hoje cinquenta anos
Quem chega um lugar para ficar algum tempo, nunca sabe o que lhe vai acontecer. Não o sabia o Bacharel em Filosofia quando, no jardim central de Oliveira de Azemeis, entrou numa cabine telefónica - um paralelípede retangular levantado ao alto e pintado de vermelho - com uma lista de números, discou o número da Escola Técnica de Vale de Cambra. Do outro lado, que sim que havia um horário de Português na Escola Técnica e um de História na secção Liceal, que se estivesse interessado me despachasse. E logo me despachei na carreira do Caima, numa estrada desconhecida, entre passageiros desconhecidos, onde tudo o me esperava era desconhecido, até mesmo o ofício que ali me levava. Numa terra tão pequena tinha de perguntar onde é que era a escola, onde é que podia comer, onde poderia dormir.
Antes de sair da camioneta, perguntei ao condutor onde ficava a escola. Vai até ali à avenida, e aponta com o dedo, vira à esquerda e vira à direita. Por sorte, o diretor, o Dr Vide estava à porta e ali me atendeu. - Tem aqui um horário de 12 horas de História da secção liceal (entregou-me a caderneta onde constavam 6 turmas - 4 do 3º ano, 1 do 4º e 1 do 5º). De seguida: - Tem aqui um horário( noturno) de Português da Escola Técnica com 17 horas.
Eu, na verdade, queria dar aulas, mas pareceram-me aulas a mais e disse: - Sr Diretor, eu sou apenas Bacharel e pretendo tirar a licenciatura pelo que gostaria de ficar apenas com um dos horários. Não era fácil arranjar professores habilitados e não quis mais conversa. Com umas palmadinhas nas costas: - Vai ver que vai ganhar aqui um bom dinheirinho! Mais umas instruções com enfâse para a avaliação e explicação de quantos testes (na altura eram pontos) haveria de dar e especificando o suporte em que os teria de fazer e como fazê-lo: o stencil, donde o empregado (o sr Joaquim) faria o número de exemplares necessários. Estava feita a minha formação de professor. Era hora de almoço. Fiquei sem apetite. Foi o princípio não apenas de uma carreira. O 25 de abril estava quase a chegar.