Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Badameco

As anotações de Júlio Marques.

Badameco

As anotações de Júlio Marques.

O futuro está escrito no céu

Avatar do autor julmar, 08.06.21

Ser filósofo foi a melhor coisa que me aconteceu ou que eu fiz acontecer. Gostaria de ter mais tempo para revisitar os mestres com quem aprendi e, com vagar, ouvi-los. Mas também os contemporâneos, aqueles que como Martin Rees nos conduzem a uma compreensão científica  do que foi, do que é, do que virá a ser o universo e a humanidade. Quando professor de filosofia, lembro que as aulas mais entusiasmantes eram sobre Galileu e a criação da ciência moderna e não resistia a reproduzir uma ou outra videocassete do "Cosmos" de Carl Sagan que, a propósito de uma imagem obtida pela sonda Voyage 1 em que a terra surgia como um pálido ponto azul, escrevia:

"Voltem a olhar para aquele ponto. É aqui. É a nossa casa. Somos nós. Foi aí que todos os que ocê ama, todos os que conhece, todos aqueles de que ouviu falar, todos os sres humanos que já existiram, viveram as suas vidas ... Cada santo e pecador na história da nossaespécie viveu aí - num grão de pósuspenso num raio de sol.

O nosso planrta é uma partícula solitária na grande escuridão cósmica que o envolve. não há qualquer sinal de que venha ajuda de algum lugar para nos salvar de nós próprios - a Terra é o único mundo que até agora se sabe conter vida. Gostemos ou não, de momento é na Terra que fazemos a nossa defesa."

A época de Galileu , com enormes diferenças, assemelha-se à época  em que vivemos, a uma velocidade incomparavelmente maior. O que o mundo mudou desde o curto espaço de tempo  em que pela vez dei comigo sozinho, junto ao rio, a olhar o céu estrelado. 

2 comentários

Comentar post