Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

Não seja macaco

Avatar do autor julmar, 08.02.19

macaco.jpg

 Em verdade, em verdade vos digo:

Se o grão de trigo que cai na terra não morre,
ele continua só um grão de trigo;
mas se morre, então produz muito fruto.
25 Quem se apega à sua vida, perde-a;
mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo
conservá-la-á para a vida eterna.
                                                                                              Evangelho - Jo 12,24-35
 
Não precisamos ( nem devemos) aceitar ou pôr em prática quanto os livros nos dizem, sobretudo, se de livros sagrados se tratar. Porém, é estultícia não aproveitar quanto de sábio neles existe. No caso, a passagem do Evangelho de S. João.
Deixando de parte, a vida eterna, à qual  só os eleitos aspiram, deveríamos levar muito a sério o apelo à humildade e ao desapego, pressupostos de valores maiores como a generosidade, o altruísmo e a liberdade. 
E, claro, depois de, na história da evolução termos superado o macaco, não sermos tão estúpidos como ele e sabermos que há coisas mais importantes que os amendoins. E cada um saberá quais são os seus.
Certamente, já ouviu falar de como caem na armadilha: uma garrafa de vidro de pescoço estreito, amarrada ao tronco de uma árvore com amendoins dentro. O macaco vendo os amendoins, escorrega a mão pelo pescoço da garrafa e agarra os amendoins. Depois o punho fechado não lhe permite retirar a mão. Ele fica lá por horas, agarrado aos amendoins, até que o caçador chega  e pega nele.