Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Badameco

As anotações de Júlio Marques.

Badameco

As anotações de Júlio Marques.

Livros e leituras - Portugal e os Judeus

Avatar do autor julmar, 10.05.21

Fez parte da parte da má da educação que tive a ideia inculcada sobre os judeus e que terá sido comum à minha geração catequizada na doutrina católica. A morte de Jesus é o ponto central  da separação entre cristãos e judeus que não foi superada pelo universalismo de S. Paulo. Os judeus são os reponsáveis pela sua morte. Essa mensagem espalhou-se pelo espaço e perdurou em sítios remotos como a aldeia em que nasci, no começo da segunda metade do século XX. Os males de que o mundo padecia tinham três fontes: judeus, comunistas e maçónicos. 

Manda a doutrina, toda a doutrina, que acreditemos nela e que não há coisa pior do que a infidelidade à educação recebida. A desobediência é o pecado original, o início de toda a narrativa. A educação dogmática, aditiva e sem rupturas é a causa de todas as perseguições e violências. Quem não desaprende não pode aprender.

Os livros grandes (este tem 797 páginas), que não são necessariamente grandes livros, inquietam-me sempre. Porém, há casos em que têm de ser mesmo extensos. Talvez seja o caso.