Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

Leituras passadas

Avatar do autor julmar, 21.04.22

Para um diálogo das civilizações (O ocidente é um acidente) - Roger Garaudy  - Esconderijo dos Livros® - ALFARRABISTA

Roger Garaudy  (1913- 2012), Filósofo, Professor e Político francês. Formado em Filosofia, exerceu funções docentes na região da Tarn, tendo sido eleito deputado nesta região. Em 1939 foi preso e deportado para Argel até ao fim da Segunda Guerra Mundial. Em 1945, regressa a França e ao Partido Comunista Francês tendo sido membro do Comité Central, tendo permanecido na vida política até 1970. Em 1953 faz o seu doutoramento apresentado a dissertação “La Théorie Maatérlialiste de la Connaissance.” Da sua bibliografia destacam-se as obras: La Liberté (1955), Um realismo Sem Fronteiras (1965), A Grande Viragem ao Socialismo (1969), A Alternativa (1972).

O que sabemos hoje vem do trabalho que tivemos ontem. E esta foi uma das leituras marcantes, do tempo da guerra fria. Hoje, quem não sabe o que se passou ontem, não pode entender o que se está a passar, para já na Ucrânia. Durante a "guerra quente" ninguém pensa. Mais tarde, haverão de se perguntar como foi possível. A história repete-se. 

"Talvez nunca se tenha escrito um requisitório mais implacável contra os crimes do homem branco para preparar uma ordem mundial nova a partir de um diálogo com as civilizações da Ásia, do Islão, da África, da América Latina.
Perspectivando a nossa história e o nosso futuro a partir de um ponto de vista que já não tem o seu centro na Europa, Garaudy denuncia neste livro essa ilusão segundo a qual o Ocidente - minúscula península da Ásia e modesto intermediário nos milénios das civilizações - foi o único criador de valores humanos e evoca as ocasiões perdidas da história e as dimensões a reencontrar do homem se quisermos criar um futuro de face humana."