Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

As lamentações de Salazar

Avatar do autor julmar, 14.10.20

Voltando à Seleta do meu 3º ano - Alma Pátria, Pátria Alma. Mensagem: deixa-te estar na tua terrinha que nem sabes o bem que tens. 

vida sadia.jpg

Depois de elogiar a vida do campo, a família, a casa rural, Fialho de Almeida um dos escritores com mais textos nesta Seleta Literária, termina:

"Por isso eu te lamento, o lisboeta ovelha desgarrada que já te não lembras da casa em que nasceste, do sítio em que o teu pai morreu, ou em que teu filho soltou o primeiro vagido. Bicho de acaso, sem pátria na cidade onde a miséria te calca, como as tuas alegria são efémeras, por falta de um lar entre cuja paredes se te concentra a felicidade!

Embalde tu me virás ensinar a tua nova residência -Pampulha, 48, repenicadas… Mas, homem sem casa, foragido eterno, tu nunca hás de saber verdadeiramente o que é morar."