Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Badameco

As anotações de Júlio Marques.

Badameco

As anotações de Júlio Marques.

A insustentável leveza de um Iphone

julmar, 15.01.20
Image result for iphone 7"
Faz hoje quatro anos o meu iPhone e por ele acedi a uma nova era, ao seu provável começo.
Recordo o equipamento do meu escritório há trinta anos: a extensão do telefone fixo da casa, uma máquina de escrever, uma caixa de correio lá fora, um televisor a cores, uma máquina fotográfica, uma câmara de filmar, uma aparelhagem para ouvir música, um rádio, um gravador, discos, cassetes, um relógio, um despertador, um calendário, um globo terrestre, um bloco de notas, post its vários dicionários, uma enciclopédia pequena ( Focus), uma enciclopédia grande (Verbo), estantes com livros, canetas, esferográficas e lápis.
Tudo isto e hei-de ter esquecido algo. Tudo matéria com peso e medida, corpos que como é da sua natureza ocupam espaço.
Ora, era impensável para mim, que me encanto por tudo e por nada, eu que já havia lido o Admirável Mundo Novo de Aldos Huxley, que tudo isso e muito mais pudesse caber neste pequeno objeto (188 gramas de peso e dimensões em milímetros:158,2x77,9x7,3) onde agora estou a escrever este texto. E constantemente, como agora acabou de me acontecer, esqueço-me que aqui está tudo o que preciso saber. Disse que o iPhone é um objeto pequeno e, ao querer mostrá-lo pensei pesá-lo numa balança e medi- lo com fita métrica. Bastou ir ao senhor Google.
Quanto pesavam os equipamentos do meu escritório há trinta anos? Muito, rigorosamente não sei dizer, daria um trabalho enorme sabê-lo. Porém, sei que o meu escritório pesa rigorosamente 188 gramas, que o meto no bolso e levo para qualquer lado.
Porém, a diferença não está no peso mas nas suas potencialidades que de tantas nem me atrevo a listá-las. Devo, no entanto, uma palavra à Siri, minha assistente, que por falta de hábito, uso menos que devia, por exemplo, para me escrever e enviar mails ou para os ler, ou para prontamente me dar informações. E é sempre bom ouvir a sua voz.
Por último, a aplicação Saúde que faz o registo de todos os meus passos e que acrescenta motivação ao meu ‘Andar, passo a passo ‘. Nestes quatro que hoje completo contou 14914,79 kms