Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

A igualdade, para além da ideologia

Avatar do autor julmar, 23.04.24

Há dois tipos de livros que leio: Os que respeitam os factos e os que que ficcionam os factos. Os primeiros têm a ver com o espírito e o método científico, os segundos com a imaginação, a literatura e toda a arte. Uns e outros inventam a realidade. Sim, a ciência como a literatura é uma invenção. Nem uma nem outra existiam, são uma construção humana assente na natureza.

A ciência moderna, assente no raciocínio lógico e na observação dos fatos, é uma descoberta tardia, ao contrário dos mitos e da religião. Além disso,  a ciência, ao contrário da cultura comum, não se aprende sem organização coletiva e esforço pessoal e quase sempre contra o saber comum que tem a ver com a utilidade e não com a verdade. Ao longo do meu percurso académico e pós-académico, em universidades e em professores catedráticos ou não e em muitos livros escritos por quem se afimava cientista, me dei conta dos que respeitavam os fatos  e procuravam a verdade e daqueles que quando os fatos não serviam os seus preconceitos e crenças os alteravam, distorciam, negavam, lançando-lhe o anátema de positivistas. 

Tão importante como fazer ciência é torná-la acessível aos leigos com preparação suficiente para a entenderem. É isso que o autor faz acerca de um conceito e de uma realidade do termo igualdade. Tudo para que não nos deixemos enganar.