Explicações - Amora da Silva
julmar, 06.02.09
Agora há dias um professor falava do filho que andava em explicações de matemática; colegas do seu filho andavam também em explicações e concluía que a maioria dos alunos que na turma não tinham explicações não tinha positiva. Não se valoriza suficientemente o contributo das explicações no sucesso dos alunos. Os pais que valorizam a educação sabem que pagar a explicadores pode ser um bom investimento. Por vezes é um investimento (não tão caro como isso) decisivo: a entrada num bom curso ou numa boa faculdade. Aliás os pais "esclarecidos" pouco se importam com a educação, com as áreas extracurriculares, pois sabem que um bom futuro vem sobretudo das boas notas, o resto é conversa!
Por norma, o estudante que tem explicações sente-se responsabilizado, pois acha que os pais estão a fazer um esforço extra e daí resulta uma maior aplicação. A nossa sociedade, genericamente, mede o valor das coisas pelo preço em dinheiro. Esse é o problema da escola pública: é gratuita! Aquilo que não custa não presta. E na escola esbanja-se tudo e sobretudo o bem mais precioso: o tempo. Esbanja-se tempo nas aulas, esbanja-se tempo nas reuniões, esbanja-se tempo a fazer de conta que se faz. Porque o tempo passa e passando o tempo o dinheiro chega tão certinho como o tempo certo que passou. E isso que os professores não ensinam pela palavra os alunos aprendem exemplarmente.