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Badameco

Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

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Anotações, observações, reflexões sobre quase tudo o que me (co)move

A Educação na Finlândia - Paul Robert

Avatar do autor julmar, 22.11.10

Que podemos aprender com os finlandeses no domínio da Educação? O que faz com que eles sejam tão bem sucedidos?

Provavelmente o mais importante - a cultura- será algo que não é importável. Haverá outros aspectos que talvez o sejam. E mesmo a cultura também pode ser assimilável, de forma mais lenta. (para continuar) Alguns pontos a destacar que podem fazer a diferença:

- O Aluno está no centro do Sistema; O importante é o aluno e não o currículo

- Os espaços de trabalho são amplos (salas de 65m2); há zonas de descanso confortáveis; as escolas são de pequena/média dimensão( 200, 300, 400, 500 alunos)

-A entrada na escola é aos 7 anos, havendo um de pré-escolar; em acordo com os pais a criança pode entrar apenas aos oito se não estiver pronta para a leitura;

- «O chumbo» é proibido por lei até final do ciclo básico;

 - As aulas são de 45 minutos;

- Há uma detecção precoce das limitações e perturações da aprendizagem;

- As turmas não ultrapassam os 25 alunos

- Os alunos são, por norma, envolvidos e activos na aprendizagem

- Por norma, as aulas não são expositivas, o papel principal do professor é criar e gerir situações de aprendizagem.

- No secundário, em grande parte, o currículo é construído pelo aluno, deixando de ser organizado por turma.

- A avaliação é sempre motivadora: os alunos não são classificados nos primeiros anos; as notas quantitativas só aparecem a partir do 6º ano. A escala de avaliação é de 4 a 10 o que revela a vontade de valorizar o aluno;

- A profissão é socialmente valorizada embora em termos salariais esteja na média da OCDE; há um recrutamento exigente; uma formação inicial avançada; A carga lectiva envolve em média 20 tempo semanais de 45 minutos, podendo os professores de línguas ter menos horas que os de expressões; As condições de trabalho - espaços e tecnologias são óptimas; Uma liberdade pedagógica grande; participam regularmente em acções de formação contínua; investem profundamente na profissão,têm elevado nivel de tolerância para as pequenas falhas dos alunos, s~~ao motivados e positivos.

Existe descentralização: os professores dependem directamente dos municípios e dos estabelecimentos de ensino quer a nível salarial, quer contratual.

- Cada estabelecimento tem de ter um plano de avaliação.

- Os alunos têm 30 aulas por semana, à razão de seis por dia;

- Nos primeiros anos a disciplina de Economia doméstica é obrigatória;

- Há 7 temas transversais, definidos nacionalmente:

        Tornar-se pessoa;

        Identidade cultural e dimensão internacional

        Media e comunicação

        Cidadania participativa e mundo do trabalho

        Responsabilidade face ao ambiente, bem estar e desenvolvimento sustentado

        Segurança rodoviária

        Tecnologia e indivíduo

- É privilegiada a dimensão educativa e a criação de uma atmosfera de trabalho positiva e cooperativa.

 - Tudo é feito para estimular os alunos a criar a sua própria empresa mais tarde.