A Educação na Finlândia - Paul Robert
julmar, 22.11.10
Que podemos aprender com os finlandeses no domínio da Educação? O que faz com que eles sejam tão bem sucedidos?
Provavelmente o mais importante - a cultura- será algo que não é importável. Haverá outros aspectos que talvez o sejam. E mesmo a cultura também pode ser assimilável, de forma mais lenta. (para continuar) Alguns pontos a destacar que podem fazer a diferença:
- O Aluno está no centro do Sistema; O importante é o aluno e não o currículo
- Os espaços de trabalho são amplos (salas de 65m2); há zonas de descanso confortáveis; as escolas são de pequena/média dimensão( 200, 300, 400, 500 alunos)
-A entrada na escola é aos 7 anos, havendo um de pré-escolar; em acordo com os pais a criança pode entrar apenas aos oito se não estiver pronta para a leitura;
- «O chumbo» é proibido por lei até final do ciclo básico;
- As aulas são de 45 minutos;
- Há uma detecção precoce das limitações e perturações da aprendizagem;
- As turmas não ultrapassam os 25 alunos
- Os alunos são, por norma, envolvidos e activos na aprendizagem
- Por norma, as aulas não são expositivas, o papel principal do professor é criar e gerir situações de aprendizagem.
- No secundário, em grande parte, o currículo é construído pelo aluno, deixando de ser organizado por turma.
- A avaliação é sempre motivadora: os alunos não são classificados nos primeiros anos; as notas quantitativas só aparecem a partir do 6º ano. A escala de avaliação é de 4 a 10 o que revela a vontade de valorizar o aluno;
- A profissão é socialmente valorizada embora em termos salariais esteja na média da OCDE; há um recrutamento exigente; uma formação inicial avançada; A carga lectiva envolve em média 20 tempo semanais de 45 minutos, podendo os professores de línguas ter menos horas que os de expressões; As condições de trabalho - espaços e tecnologias são óptimas; Uma liberdade pedagógica grande; participam regularmente em acções de formação contínua; investem profundamente na profissão,têm elevado nivel de tolerância para as pequenas falhas dos alunos, s~~ao motivados e positivos.
Existe descentralização: os professores dependem directamente dos municípios e dos estabelecimentos de ensino quer a nível salarial, quer contratual.
- Cada estabelecimento tem de ter um plano de avaliação.
- Os alunos têm 30 aulas por semana, à razão de seis por dia;
- Nos primeiros anos a disciplina de Economia doméstica é obrigatória;
- Há 7 temas transversais, definidos nacionalmente:
Tornar-se pessoa;
Identidade cultural e dimensão internacional
Media e comunicação
Cidadania participativa e mundo do trabalho
Responsabilidade face ao ambiente, bem estar e desenvolvimento sustentado
Segurança rodoviária
Tecnologia e indivíduo
- É privilegiada a dimensão educativa e a criação de uma atmosfera de trabalho positiva e cooperativa.
- Tudo é feito para estimular os alunos a criar a sua própria empresa mais tarde.